quarta-feira, 12 de julho de 2006

Espírito elevado


O milenar bacalhau tem um sabor robusto e até, conforme o preparo, merece um tinto com certo corpo para suportá-lo, coisa não muito comum se falando de pescados. Mas esta alma até certo ponto rude pode ser, digamos, elevada. O Bacalhau Espiritual é um prato que tenta conseguir uma leveza no já saboroso peixe. E consegue. Este nome lindo do prato deve se referir, creio, a este sublime resultado conseguido a partir de um ritual em 4 atos que descrevo a seguir. A intenção aqui não é fazer um canal de receitas (consulte o Mr. Google, existem muitas variações), apenas descrever uma experiência meramente pessoal. Tente utilizar o bacalhau tipo “porto” (é o legítimo e custa um pouco mais caro), mas com o “ling” também fica bom.
Vamos à liturgia:

Primeiro Ato
Depois de dessalgar as postas do peixe por 48h na geladeira em várias águas, o bacalhau deverá cozinhar com bastante água juntamente com batatas e cenouras. Além de cozinhar os legumes , o espírito, digo sabor, do bacalhau vai se incorporar a eles, além da água que poderá ser utilizada mais tarde para um caldo.

Segundo Ato
Um purê dos legumes, mais o peixe desossado e desfiado, juntamente com miolo de pão esmigalhado ao leite quente, deverão se unir num só corpo (hehe) em uma panela, sendo refogados rapidamente na cebola, azeite e manteiga. Uma noz moscada ralada na hora vai abençoar a união (talvez com um pouco de sal).

Terceiro Ato
O resultado do segundo ato deverá ser disposto em uma forma e polvilhado com queijo tipo Grana ralado na hora. Depois será coberto por creme de leite fresco, que escorrerá até as entranhas e novamente coberto com mais queijo. Será gratinado por 30 minutos, se tanto, e vai adquirir uma cor tostada e um aspecto apetitoso.

Quarto Ato
Depois do prato algum tempo fora do forno, o já faminto fiel preparará o espírito para saborear esta eclética guloseima, que poderá ser acompanhada por um Douro leve, um merlot nacional ou até um chardonnay levemente amadeirado (quem sabe um espumante?). Não utilizará água, será considerado pecado.

Amém.

http://www.bacalhaudanoruega.com.br Compartilhe no Facebook

Nenhum comentário: