quinta-feira, 23 de novembro de 2006

O céu de Lisboa


No início dos anos 90 Wim Wenders foi convidado a dirigir um documentário sobre a cidade de Lisboa. Tempos depois o alemão resolveu mudar tudo e fazer um filme tradicional. Em 1994 lançou este Lisbon Story (O Céu de Lisboa). A história, um filme dentro do filme, é sobre um cineasta e um engenheiro de som fazendo um documentário na capital portuguesa. Simples, o enredo é apenas um mote para Wenders desfilar seu existencialismo exarcerbado, sua adoração pelo cinema e as referências à poesia de Pessoa. Começa como um road movie na Europa recém integrada - da Alemanha até Portugal (impressionante o céu azul e os campos amarelos) - e encerra com um apanhado da velha Lisboa.
A melancolia das lindas imagens das ruas da cidade antiga saltam da tela, além da placidez do rio Tejo (“a única testemunha de nossas vidas”), os sons inauditos das vielas e a soturna música do grupo Madredeus. Triste, mas não infeliz.

Lisbon Story no 'allmovie.com' Compartilhe no Facebook

2 comentários:

Anônimo disse...

Ivan ... como são saborosas tuas crônicas de cinema. Ao lê-las da uma verdadeira vontade de degustar os filmes. Seria um paralelo do inconsciente com a cozinha por onde andas com tanta naturalidade e sabor também???

Ivan disse...

Humm, pode ser (hehe). Hoje vou me lambusar no cinema com o novo De Palma (Dália Negra). Depois comento por aqui.