Um chá de maracujá é muito bom para aquecer as noites de inverno. Não um chá de folhas, mas um feito com a polpa da fruta. O mais comum é utilizar o maracujá-amarelo, usado para sucos e bem mais ácido. Para fazer, raspe toda a polpa (com as sementes) e deixe ferver em água por uns quinze minutos antes de coar. Derreta algumas colheres de açucar e forme uma calda. Depois jogue o chá quente sobre a calda e deixe derreter o caramelo. Fica uma beleza.
Incrível mesmo é usar o maracujá-doce em vez do amarelo. Como é mais suave, o resultado fica com um maravilhoso aroma de mel. Surpreendente.
Por falar em maracujá, ganhei de um grande amigo o livro Frutas no Brasil, com textos de Helena Tassara e fotos (muitas fotos) de Silvestre Silva. Vejam abaixo uma parte muito interessante sobre a flor do maracujá, conhecida como "a flor da paixão".
Os maracujás - seus frutos e suas flores - já eram muito conhecidos na América antes da chegada dos primeiros europeus que, desde cedo, encantaram-se com a sua exuberância. Segundo informa Clara Inés Olaya, os religiosos viram naquela formação complexa da flor um verdadeiro presente de Deus para iluminar seu trabalho de catequese, encontrando em suas cores exóticas a metáfora perfeita para explicar aos "infiéis indígenas a truculenta história da Paixão de Cristo".
Assim, em primeiro lugar, associaram-se as cores com que a natureza premiou as belas flores do maracujá aos vermelhos e roxos utilizados nos rituais cristãos da Semana Santa. Além das cores, a coroa floral, completamente filigranada, transformou-se na própria imagem da coroa de espinhos; os três estigmas da flor passaram a ser os três cravos que o prenderam na cruz; suas cinco anteras estariam representando as cinco chagas de Cristo; as gavinhas eram vistas como os açoites que o martirizaram; e o fruto redondo era a representação do mundo que o Cristo veio redimir.
Desde então começaram a ser chamadas de "as flores da paixão", da Paixão de Cristo.
Fotos: flor (Passiflora), chá (Ivan)
Compartilhe no Facebook
8 comentários:
Se é verdade que o maracuja acalma, bem que você podia tomar uns dez copos antes de ir jogar futebol.
Bóris
Hehehe.
Não só acalma como tem um sedativo natural chamado passiflorina, que é o que devem estar tomando certos jogadores que ficam dormindo em campo.
hum, que delícia, vou fazer! Só não sei quanto de açúcar colcar, pq eu só uso adoçante ... Mas vou colocando aos poucos, né...
bjo e bom fds!
Valeu á pena passar por aqui .Gostei.
Um gde abraço ,obrigada pelas dicas e um lindo domingo.
Eu nunca tomo chá com acúcar.
Ele pode perder o objetivo.
No máximo, mel à gosto.
Eu também só tomo sem açucar, mas no caso do maracujá-amarelo, é muito ácido. Mel é uma boa pedida.
Agora descobri porque maracujá é "fruit de la passion" em francês e "passion fruit", em inglês. Já ganhei o dia ao visitar este blog!
Abraço.
Djair.
Sabia disso não, meu rei.
Postar um comentário