quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

A Saga do Farrapo (o molho) - capítulo II


Para realizar as prometidas experiências culinárias com o famigerado molho Farrapo tive que adquiri-los pelo site da empresa, a citada Graziela.

Por conta de problemas na quitação do boleto bancário (problemas do banco, diga-se), o gerente da empresa veio entregar pessoalmente os produtos e, além disso, entregou um kit de temperos contendo urucum, sal temperado, pimenta, orégano, pasta de alho e cominho, que serão devidamente utilizados em breve (veja a foto).

Na oportunidade pude comprovar a origem do molho na cidade de Gravataí-RS, confirmada pelo gerente. Na verdade a Graziela adquiriu os direitos sobre a marca Molho Farrapo, atualmente fabricado em Capivari de Baixo-SC.

Outra curiosidade é que a embalagem tradicional do molho é lacrada para não ser reutilizada, tamanha a quantidade de adulterações em virtude da famosa marca. O pessoal dos bares abria a embalagem e colocava outra coisa dentro. Lamentável. A empresa dá uma de graça cheia para quem devolver quatro vazias.

Pra encerrar, fontes do estado vizinho informaram que os antigos donos de Gravataí abandonaram a venda do molho para se dedicar a um negócio “que dava mais dinheiro”. Passaram a vender aquele pó que passarinho não aspira. Consta que estão todos enjaulados vendo o sol nascer quadrado.

Em breve o capítulo III.
Compartilhe no Facebook

10 comentários:

Anônimo disse...

Quer dizer que o molho de farrapo na sua maioria é falso? Deve ser por isso que todo mundo gostava, hehehe. Eu vi um concorrente o nome era "Molho Nowo". Embalagem e rótulo iguais ao velho farrapão.

Daniel.

Anônimo disse...

Rapaz, eu fui no Angeloni de Tubarão e peguei uma embalagem na prateleira, pensando que era molho farrapo. O Davi tá com a mania de ler tudo o que vê pela frente. Aí ele me perguntou:"Pai o que é NOWO?" Eu respondi sem olhar para ele e conferindo a lista de compras: "Por que, filho?". "Tá escrito aqui neste tubinho engraçado". Fui dar uma conferida e para meu espanto a embalagem é a mesma. Quase comprei só por olhar a embalagem. Malandragem mermão......
Êmone....

Ivan disse...

E tem mais. No rótulo do Molho Nowo está escrito "O Legítimo". (!!!???)

Anônimo disse...

Tenho ainda alguns frasquinhos de Molho Farrapo originais ... Comprei vários logo que a empresa quebrou e alguns acabaram esquecidos no armário.

Veto disse...

Requentando um pouco este post antigo (coisa do Google)- também tenho o Farrapo como um dos sabores da infância e adolescência, mas hoje acho que o velho Molho Farrapo nada mais é (era) do que uma versão de Worcestershire (Molho Ingles).

Um abraço - Veto

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Esse molho Farrapo feito em sc nem se compara com o original de Gravataí. e essa história do fechamento da fábrica não é verdade pois conheço pessoalmente o dono da antiga fábrica, um homem sério e muito honesto! e não se envolveria com algo ilícito.

jonathan nobrega disse...

Nove anos se passaram, dês dá sua história. Hoje pedi para minha mãe comprar o molho no mercado , onde sempre tem em boa quantidade. Não me lembrava o nome mas lembrava do gosto, estava trabalhando enquanto ela foi fazer as compras , em tempos modernos utilizando de ferramentas como whatsapp ela foi me mandando as fotos, até que eu o vi e lembrei o nome. Logo me bateu uma dúvida sobre a origem do molho entre em vários sites até cair aqui! Li todo o conteúdo e achei fantástica a maneira discontraida que você contou a saga do incrível molho farrapo! Meus parabéns !

Unknown disse...

Saudade do molho, muito poderoso... Nunca mais vi ele nas prateleiras.

Anônimo disse...

Tem pra você apreciar em Joinville, no Giassi Supermercado