sábado, 30 de setembro de 2006

Santa Cruz, vale de Colchagua




O vale de Colchagua é uma das principais região vitivinícolas do Chile, tintos em especial. A aprazível Santa Cruz, a 180 km de Santiago, é a segunda cidade do vale, tem 30.000 habitantes e abriga ao seu redor dezenas de bodegas de porte médio e pequeno, mas com grande reputação mundial. Como já conhecia alguns vinhos da Viu Manent, agendamos uma visita à simpática vinícola. Duzentos hectares de cepas na maioria tintas, uma sede em estilo colonial espanhol e um restaurante finíssimo, nos fizeram passar uma manhã-tarde das mais agradáveis. Sobre os vinhos, provamos basicamente os da linha média. Um já conhecido CS aveludado, com leve madeira, que envelhece bem até uns 5 anos (pela minha experiência com ele), Malbec e Syrah muito bacanas, mas ainda rudes. Já os da linha mais simples, também gostosos, sem nenhuma madeira, foram provados acompanhando um delicioso almoço (risotto negro, carne bovina e sobremesa de lúcuma com merengue). A surpresa mesmo ficou por conta de um chardonnay realmente especial, de levíssima madeira e aromas delicados, com uvas vindo do vale de Casablanca, próximo ao litoral. Isso sem falar nos preços, mais do que acessíveis perto dos valores extorsivos praticados no Brasil.
Ressalto ainda o maravilhoso hotel Plaza, que fica cravado na praça central de Santa Cruz e tem um dos melhores museus do Chile (história pré-colombiana e colonização espanhola), além das cordinheiras dos Andes, sempre abençoando de longe o vale.

Imagens: 1) Santa Cruz, a partir do Hotel Plaza; 2) Praça central de Santa Cruz; 3) Museu de Colchagua; 4) Vinhas da Viu Manent; 5) Restaurante da Viu; 6) Cave. Compartilhe no Facebook

4 comentários:

Anônimo disse...

Pelo google, achei seu post sobre o Vale do Colchagua e como iremos pra lá em julho, gostaria de saber como fez para agendar a visita a vinícola e se foi em apenas uma, e mais alguma dica legal sobre a região...
Obrigada
Sandra.

Ivan disse...

Oi Sandra, agendamos a visita por aqui mesmo, diretamente no site da Viu Manent (http://www.viumanent.cl/inicio.php). Se me passares teu e-mail, posso dar mais detalhes sobrw a viagem. Me escreve no ivan.bento@engeplus.com.br.

Um abraço.

Anônimo disse...

Prezado Ivan
Meu email é sandrasouto@prpe.mpf.gov.br e adoraria receber mais detalhes da sua viagem.
Muito grata,
Sandra

Anônimo disse...

dupont plana doorway trusss calif governing heatmap appeared meanings implicitly longer
lolikneri havaqatsu