quarta-feira, 10 de junho de 2009

Baião de Duas



Duas coisas imbatíveis: batata doce e batata salsa (também conhecida como batata baroa ou mandioquinha). Há muito tempo pesquei essa dica de juntar as duas e fazer um gnocchi. O leve doce da batata doce com aquele sabor inconfundível da salsa ficam uma delícia. No caso, acompanhou um molho de limão siciliano. Creio que com um molho untuoso de carne bovina ficaria um tanto melhor. É só experimentar.

Ingredientes

queijo grana
½ kg de batata salsa
½ kg de batata doce
100g de farinha de trigo
50g de amido de milho
1 colher de sopa de manteiga
sal
pimenta do reino moída na hora
1 gema de ovo


Para fazer

Cozinhar as batatas sem casca no vapor ou com casca em bastante água. Amassar, deixar esfriar e juntar a manteiga, sal, pimenta, gema e um pouco de farinha. Amassar e acrescentar a farinha aos poucos até dar uma boa liga. Fazer algumas bolas (do tamanho da mão) com a massa e alongar numa superfície lisa e polvilhada com farinha. Cortar pedacinhos com o garfo e cozinhar em água quente, até o gnocchi emergir. Reservar num recipiente untado e servir com um molho de preferência. Polvilhar com queijo grana.

Serve de duas a três pessoas.

** Baião de Dois é aquela deliciosa receita nordestina com arroz e feijão, além do clássico de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira.

Compartilhe no Facebook

2 comentários:

Êmone disse...

Já estou imprimindo a receita. Batata salsa é comigo mesmo. Qual a sugestão para acompanhar? Cerveja, Vinho....????

Ivan disse...

Depende do tipo de molho. Nesse caso do limão, um sauvignon blanc do Vale de Casablanca (Chile) não tem erro.