terça-feira, 13 de novembro de 2007

Peixe Grande




Tim Burton é um cineasta que tem um visão de mundo peculiar. Em qualquer dos seus filmes os protagonistas estão sempre ligados ao fantástico, a ambientes góticos e são quase uma aberração no mundo “normal”. Talentoso, consegue até transformar um blockbuster como Batman (1 e 2) em um obra autoral de primeira.

Neste pequeno Peixe Grande (Big Fish – 2003) Ed Bloom (Albert Finney/Ewan McGregor) nos conta em flashback a sua vida de aventuras surreais recheada de personagens esquisitos e performances inacreditáveis. Já em idade avançada, o contraponto a Ed é seu filho William (Billy Crudup) que, racional, tem o pai apenas como um grande mentiroso alheio à família.

Tim Burton filma cenas memoráveis com humor fino, trata com delicadeza os personagens mais esdrúxulos (vide "o maior homem do mundo") e ainda nos mostra uma Jessica Lange deslumbrante.

O filme nos coloca diante de uma questão básica. O que é a vida, senão uma versão boa ou má daquilo que pensamos e vemos? Ed Bloom vê a vida com olhos de felicidade, William só vê a "realidade". Tim Burton fica com a primeira opção; e é como se ele estivesse falando de si mesmo.

Grande Burton!
Compartilhe no Facebook

2 comentários:

Renata Livramento disse...

Concordo plenamente, o cara é fera! Ele traz aquele tipo de humor que choca justamente por ser real.
Gosto muito
bjos bom feriado

Ivan disse...

A veia humorística do Burton fica bem clara em "Os Fantasmas se Divertem" e no hilário "Marte Ataca".